Pernambuco reduz número de homícidios pelo sexto ano com Pacto pela Vida - Sairé Online

ULTIMAS

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pernambuco reduz número de homícidios pelo sexto ano com Pacto pela Vida


No balanço de 2012 da área de Segurança Pública, Pernambuco registra, pelo sexto ano consecutivo, uma importante redução do número de homicídios no estado, resultado do programa Pacto pela Vida, do governo Eduardo Campos. A taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que mede a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes, caiu 6,3% em 2012, em relação ao ano passado. Desde a implantação do programa, em maio de 2007, o Pacto pela Vida diminuiu em 34% a taxa de CVLIs, o que significa um total de 5.993 vidas salvas no Estado.  
Em análise por município, o Recife reduziu sua taxa em 14,1%. Outros destaques em queda das taxas são: Olinda (17,61%); Caruaru (13,82%); Petrolina (15,22%) e Salgueiro (34,3%).
 
Além dos que diminuíram seus índices de CVLI, 11 cidades pernambucanas não registraram homicídio algum durante todo o ano de 2012. São eles: Sanharó (AIS 15); Salgadinho e Vertente do Lério (AIS 16); Paranatama (AIS 18); Brejinho, Itapetim, Quixaba e Solidão (AIS 20); Santa Cruz da Baixa Verde (AIS 21); Itacuruba (AIS 22) e Exu (AIS 24).
 
Se avaliado o resultado por período, nos últimos 12 meses, oito tiveram os melhores resultados da série histórica, o que quer dizer que fecharam com queda no número de homicídios em relação aos mesmos meses dos anos anteriores.
 
Na análise da criminalidade contra o gênero, o Pacto pela Vida reduziu em 38,3% os CVLIs de mulheres desde o início do programa até 2012.
 
Outro destaque importante diz respeito ao relançamento da Patrulha do Bairro. O conceito de polícia apaziguadora e mais próxima da comunidade ajudou a reduzir os crimes violentos contra o patrimônio (CVP) em 21,3%, desde agosto de 2012, quando reiniciou suas atividades. 
 
Crack
O ano de 2012 foi também o da consolidação do Programa Atitude, que atendeu 3.071 pessoas no acolhimento e apoio intensivo, especialmente vítimas do crack. Outras ações de destaque foram: a instalação de mais 100 câmeras de videomonitoramento, além do acesso a mais 70 câmeras particulares, e o início do funcionamento do primeiro laboratório de DNA do Estado, ampliando a quantidade de laudos expedidos. 
 
“Programas e ações adicionais virão em 2013 visando atingirmos as metas principais do Plano Estadual de Segurança, que são, no primeiro momento, colocar Pernambuco abaixo do nível de criminalidade nacional -  atualmente, 26 mortes por 100 mil habitantes - e, no segundo momento, alcançar um número abaixo de 10 mortes por 100 mil habitantes, conforme preconiza a ONU”, enfatizou o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. 
 
“A orientação do governador é continuar avançando tanto na área de repressão quanto na prevenção. Por isso o anúncio de medidas como o ingresso de novos policiais, a criação do presídio de segurança máxima de Tacaimbó e a criação do Programa Atitude para adolescentes”, acrescentou Frederico Amancio, coordenador do Pacto pela Vida e Secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco.  “Também vamos continuar trabalhando integrado com as diversas câmaras do Pacto Pela Vida, que tem colaborado no combate à violência em Pernambuco”.
 
Outra medida anunciada pelo governo pernambucano é a instalação de mais 300 câmeras de videomonitoramento, alcançando assim o maior número de câmeras acompanhadas pela polícia de todo o Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial